12 de mar. de 2010

O Futuro X Ansiedade no Agora

Falar do futuro sem falar do presente é algo quase impossível, já que o que somos e como somos hoje determina o que e como seremos amanhã.

Falar do presente sem falar da ansiedade dos tempos atuais é também algo muito difícil.

Então como conduzir esta trilogia composta pelo futuro, ansiedade e presente?

A ansiedade, que é um dos maiores geradores de estresse, tem se caracterizado pelo medo de não conseguirmos realizar todas as atividades do hoje (presente), gerando em nós uma “auto-cobrança”, um receio de não conseguir chegar ao amanhã (futuro) com créditos, e para nossa decepção já iniciamos o amanhã com um saldo devedor. E assim, a bola-de-neve rola nas nossas vidas, dia após dia, ano após ano, vida após vida, pois sim, nossos gatilhos e armadilhas são congênitos.
Tanto é falado no equilíbrio, na inteligência emocional, há livros e mais livros tratando sobre este assunto. Mesmo sabendo que o equilíbrio (Yin-Yang) é o segredo de uma vida melhor, onde o físico, mental e espiritual tem que estar alinhados, o quê de prático fazemos para ter, e mais importante, para manter esta disciplina?
Vivemos num mundo de muitas iniciativas, mas de poucas “acabativas”... Por quê? Queremos sempre resultados rápidos, imediatos, e se não for AGORA, desistimos e procuramos outra “tábua de salvação”, e assim já estamos vivendo a ansiedade de um novo tema, ou de outra terapia. Buscamos soluções que possamos comprar, como um remédio para dor de cabeça, sem que precisemos fazer nada, nenhuma lição de casa, e pronto. O que é isso? É a ansiedade do nosso futuro, mas, refletindo-se no hoje.
Precisamos alinhar os nossos pensamentos, e fazer uma revisão dos nossos processos internos - os processos do nosso ser - e tomar consciência da necessidade de uma melhoria e porque não de uma reforma íntima.
Entendo o quanto isso é difícil individualmente, mas também podemos dizer que é estimulante e amparador, quando um casal busca concomitantemente a evolução espiritual.

O ¨não¨ sempre é muito forte quando tratamos da nossa evolução espiritual. O ¨não¨ acaba por derrotar os dois, pois quando não existe entendimento sobre o lado espiritual, muitas vezes uma das partes abre mão para que não hajam desentendimentos. Lógico que isso é um retrocesso, pois a evolução é um caminho sem volta, ou seja, é um processo de melhoria contínua. A evolução em conjunto é algo maravilhoso, pois são compartilhadas as descobertas ou ¨charadas¨ do mundo espiritual, abreviando o caminho, já que um ajuda o outro.

A busca no futuro e da sua respectiva felicidade começam no presente, no hoje, controlando-se a qualidade do que se coloca na mente (nada de lixo), pois na realidade não existe o mal, mas sim a ausência do bem. Quanto de coisas boas você está buscando hoje? E quanto de coisas que não agregam em nada na sua jornada de evolução espiritual, você está lendo, assistindo e ouvindo no dia-a-dia?
Precisamos e podemos começar hoje mesmo, e tudo é uma questão de atitude, pois o futuro é agora.

Muita energia para você.

Autor: Christiano Wide

Nenhum comentário:

Postar um comentário