8 de abr. de 2010

Somos Catadores de Lixo


Somos catadores de lixo




Na década de 90 eu percorria de carro uma distância de 40 km entre minha casa e meu trabalho.
No trajeto entre a casa e a empresa, fazia o que a maioria das pessoas no mundo inteiro faz para passar o tempo no trânsito: sintonizar numa rádio.

Na época, era uma rádio específica em AM. Então, todo dia lá ia eu escutando sempre o mesmo jornalista âncora de uma rádio local. Se não o cito, é porque devo respeitar quem ainda hoje o admira, mas a verdade é que o mesmo passava 100% do tempo criticando a tudo e a todos. Encontrava defeitos até no mais santo dos homens.

Aquilo parecia me fazer também um pseudo autor das críticas, e então me sentia nas nuvens: o jornalista e eu, cobertos de razão em ¨nossas¨ opiniões. Mas, quando chegava ao trabalho, eu já descia do carro com a adrenalina “pingando” pela boca. Observava praticamente somente as coisas ruins na empresa, e ainda por cima, levava no mínimo umas 3 horas para desacelerar esta programação mental de crítico ferrenho.

Somos todos verdadeiros catadores de lixo. Catamos lixo o dia inteiro, e sem reciclá-lo, desenvolvemos uma técnica fantástica que é a de compactar ou, com a expressão conhecida em informática, de ¨zipar¨.

Você deve estar se questionando ou contestando o que acabo de afirmar: ¨- Mas eu não cato lixo, eu só produzo lixo!¨ Não deixa de ser também uma grande verdade. Pois efetivamente produzimos muito lixo, diariamente. Mas, de que lixo estou falando? Me refiro ao lixo que buscamos e captamos todos os dias, todas as horas, nos jornais, nas rádios, na televisão, na internet... e veja só, nós ainda pagamos por este lixo!

Várias vezes dei a desculpa racional de que preciso estar atualizado no que está ocorrendo na minha cidade, no meu estado, no meu país, no mundo. Para quê? Talvez para ter assunto com um colega, amigo, esposa, cliente, ou um fornecedor.

Faça uma reflexão honesta e responda só para você, de maneira bem sincera: - Das notícias que escutou no rádio, viu na TV, leu nos jornais ou na internet, quais das noticias que efetivamente acrescentou algo para sua vida, sua carreira profissional ou que elevou você espiritualmente? . . .

Opa, ainda não encontrou a resposta? Tente mais um pouquinho... tente se lembrar: esta semana, ontem, hoje?

É meu amigo, você há de concordar então que somos verdadeiros catadores de lixo, e que o compactamos dentro do nosso subconsciente.

Agora, um exercício de memória muito mais fácil: - Das fontes onde você buscou notícias no dia de hoje ou na semana, qual foi a melhor notícia ou informação que lhe fez crescer, como profissional ou como ser humano? A esse ponto você já deve ter enumerado uma lista bem grande, certo? - Não? - Mas como?Você não tem o livre arbítrio de escolher somente as coisas boas?

Pois é, meu Amigo, estamos todos surfando numa onda sem vontade própria, e não estamos fazendo na maioria das vezes as escolhas certas. Criticamos diariamente a tudo e a todos, e esquecemo-nos de fazer a autocrítica sobre as nossas próprias escolhas.

É sabido que a maneira mais efetiva de ensinar algo a alguém é pelo exemplo. Tenha a certeza que muitas pessoas buscam referenciais e exemplos em você: colegas, irmãos, filhos e amigos. Por isso, seja uma fonte de luz no caminho de todos, pelo seu exemplo.

Autor: Christiano Wide