23 de abr. de 2010

Melhoria Contínua aplicada à vida pessoal





Talvez você trabalhe ou já tenha trabalhado em uma empresa onde são estabelecidos objetivos para atingir o sucesso pessoal e profissional.

Algumas empresas, engajadas num processo de Qualidade, investem muitas horas em treinamentos específicos técnicos, e para o desenvolvimento pessoal em lideranças.

Com certeza você já deve ter ouvido falar, ou então, já deve ter utilizado alguma das ferramentas de gestão para a melhoria contínua.

São várias ferramentas que podem ser utilizadas tais como Kaizen, SixSigma, Lean Manufactory, Qualidade Total, etc.

Talvez até você seja um “expert” em utilizar tais ferramentas para resolver problemas departamentais, ou de seus fornecedores, de seus clientes.

A cada ano, empresas de consultoria no mundo todo, procuram e desenvolvem novas ferramentas e novas metodologias de trabalho que tornem possível integrar pessoas em trabalhos e projetos multidisciplinares, visando ações que tragam resultados financeiros para seus clientes.

Participei e liderei vários destes projetos de melhoria contínua, tanto como colaborador, como consultor empresarial, e fiquei muito eufórico e feliz com os excelentes resultados obtidos, utilizando-se tais ferramentas.

Ocorre que as consultorias de RH e os headhunters (caçadores de talentos) em entrevistas a candidatos a vagas, buscam saber inclusive detalhes da sua vida pessoal.

Querem saber se é uma pessoa feliz, se tem harmonia e sucesso na vida pessoal, se existem conflitos de relacionamento pessoal, e por aí vai.

Num dia desses, numa das minhas corridas de rua entre Gramado e Canela, ¨pingou uma idéia no meu ouvido¨, como diria a minha amiga Liz. ¨- Porque não utilizar alguma metodologia para realizar uma melhoria contínua em nossa vida pessoal?¨ Pensei... ¨-
Mas é óbvio que isso funciona! Pois é somente seguir a metodologia!¨ Mas, como seres que vivemos para o trabalho, pensamos para o trabalho, quando chega o momento de aplicarmos em nossa vida pessoal, pensamos: ¨- Ora, passei o dia todo envolvido com assuntos da empresa...Agora eu quero é paz e descanso!¨ E chegamos no final do dia seguinte repetindo a mesma desculpa.

Neste ponto, tenho certeza que se você acompanhou meu raciocínio, deve estar concordando comigo. Então aí vai a dica de melhoria contínua, utilizando-se da poderosa ferramenta de SixSigma:

- Definir: você deve definir a oportunidade (não gosto de utilizar a palavra problema) em que queira melhorar, que precisa melhorar, algo que esteja lhe incomodando ou que você esteja procrastinando;

- Medir: se você definiu a oportunidade/problema, agora busque alguma informação, um dado, um comparativo que você tenha. Se você encontrou o que deseja melhorar, é por que entende que não está bom, está lhe incomodando ou incomodando aos outros;

- Analisar: criticamente analise toda a oportunidade/problema, quais as razões desta situação, você deve fazer uma análise de todos os porquês, o que está perdendo, como você está prejudicando ou incomodando aos outros, a família, os amigos, os colegas;

- Melhoria ou Implementação: inicie a implementação sistemática de melhoria na vida pessoal. Neste ponto você deve estipular claramente o cronograma em horas, dias ou meses. Por favor, não leve anos! O ideal sempre é agir imediatamente ou em alguns dias, pois enquanto isso estará perdendo dinheiro, ou melhor, qualidade de vida, paz de espírito, saúde física e emocional;

- Fase de Controle: aqui está a chave do sucesso. É muito comum que você tenda a deixar esta importante etapa esquecida ou relegada a um segundo plano. Isso é um passo para a recaída. Nas empresas, esta fase de controle tende a ser um pouco melhor em razão das burocracias (entenda neste caso a burocracia como algo positivo, que agregue valor), mas, na vida pessoal você tende a ser relapso. Lembre-se daquela passagem na Bíblia, "Vigiai e Orai, para não cairdes em tentação". - Jesus (Mateus, 26,41). É isso mesmo: a vigília, é necessária a cada minuto, cada hora e cada dia.

Faça uma experiência, por você mesmo. Inicie com uma oportunidade/problema bem simples, para que tenha os passos da metodologia em sua mente. Tudo é aprendizado e requer disciplina. Nas empresas é chamado de disciplina operacional. Você é uma empresa, é uma entidade e busca ser reconhecido, admirado e lembrado, sempre pelo lado positivo.

Então, meu caro amigo, cada dia um passo, e no final do ano você terá percorrido uma grande etapa de melhoria contínua em sua vida pessoal, profissional e espiritual.
Não existe resultado fácil, mas pode ser menos difícil utilizando-se uma metodologia, afinal você é um ser com inteligência, tem o poder do discernimento, utilize-o para o seu bem e crescimento.

Muita luz e não desista!
Quem sabe em um ano você não se torna um ¨green belt¨ ou quiçá um ¨black belt¨!

* Green Belt: (São funcionários de toda a organização que dedicam apenas parte de seu tempo aos projetos Six Sigma)

* Black Belt: (indivíduos com orientação técnica e muito estimados por seus companheiros. Devem estar ativamente envolvidos no processo de desenvolvimento e mudança organizacional)



Auto: Christiano Wide