26 de abr. de 2010

EU X NÓS




Basta um grupo decidir trabalhar de forma cooperativa que os resultados aparecem. O positivo se alastra rapidamente em toda a empresa, trazendo a alegria e impulsionando a novos desafios. A maior dificuldade está nas lideranças, tanto por não estarem preparadas ou não possuírem características aglutinadoras, como por não terem a capacidade de entender o potencial de cada indivíduo e de cada colaborador.

Sempre existirá a busca individual de reconhecimento por uma idéia ou por uma ação, mas o que o líder deve fazer (e não simplesmente tentar) é convencer a todos, que a equipe ou a empresa somente terá resultado sustentado e promissor, quando o pensamento de todos for o mesmo, ou seja, fazer desaparecer o ¨EU¨, e em seu lugar aparecer o NÓS.

O ¨Eu¨ não é, nunca foi, e nunca será mais importante do que TODOS nós juntos.

Não se pode permitir pensar diferente quando se fala sobre uma equipe. As pessoas numa empresa não são profissionais autônomos ou liberais. Mesmo estes profissionais liberais ou autônomos necessitam de uma boa network para que possam alcançar o sucesso em suas atividades. Também podemos exemplificar olhando-se para um ser humano: nunca conseguirá viver uma vida saudável se tentar isolar-se ou ficar na perpétua solidão.

Então, repitamos: - Ninguém é mais importante do que todos nós juntos!

Autor: Christiano Wide