24 de mar. de 2010




OPERADORES LOGISTICOS

A Logística tem gerado alguns questionamentos freqüentes nas mentes dos usuários de serviços logísticos.

O que é um Operador Logístico? Qual é a sua origem? Ele é operador ou transportador? Qual operador se encaixa na minha necessidade?

Tem se cometido algumas injustiças ao se criticar veementemente as empresas de transporte rodoviário nacionais, por terem incorporado no seu título ou escopo a terminologia: OPERADOR LOGISTICO. Claro que algumas continuam somente sendo na sua essência transportadoras.

Pergunto então: - qual é a origem dos grandes operadores logísticos mundiais?

Na sua grande maioria iniciaram ou tiveram como sua atividade básica o transporte seja ele aéreo, rodoviário, marítimo ou ferroviário, ou então, trabalhavam com desembaraço aduaneiro, transporte e consolidação de cargas, os chamados ¨freight forwarders¨.

Você, como usuário de serviços logísticos, não pode simplesmente comprar soluções mirabolantes ou se enganar com o marketing das empresas. Quase todos vendem soluções para tudo, mas, na realidade, têm soluções para, no máximo, duas ou três atividades, nas quais realmente são especialistas. Além do mais, cada projeto logístico, cada situação é única e necessita de condições muito particulares para cada negócio, para cada empresa.

O mercado de operadores logísticos é composto de empresas locais, regionais, nacionais e internacionais. É preciso fazer uma análise muito detalhada, com questionários específicos e dirigidos, e se possível com um acompanhamento de consultorias experientes. É preciso saber claramente o que se quer, e qual é o seu custo atual.

Então, a sua necessidade de contração de serviços logísticos é com o foco local, regional, nacional ou internacional? Está procurando soluções de outsourcing, armazenagem, cross-docking, courier, distribuição ou gestão logística?

O operador a ser escolhido deve obrigatoriamente ter uma flexibilidade e capacidade de absorver uma demanda de crescimento nas atividades contratadas, bem como ter uma capacidade de absorver um investimento inicial. E neste ponto afirmo que as empresas que ofertam serviços logísticos e que tem um foco local e regional, levam uma grande vantagem. Pois possuem uma velocidade de decisão, aprovação e implementação de operações, em relação aos players internacionais, já que são menos burocráticas e enxutas.

O operador logístico tem um papel importantíssimo que é o de redução de custos e de agregar valor.

Os contratos entre as partes são outro fator crucial, e que muitas vezes demandam alguns meses para o acordo final. É preciso muita atenção para que um contrato assinado não venha a causar uma dor de cabeça futura. O tempo do contrato reflete diretamente nos custos, caso o operador logístico tenha a necessidade de algum investimento especifico. Assim como o contrato, a sua renovação também é muito importante, pois é preciso que se tenha a devida atenção em não pagar novamente os investimentos realizados pelo operador.

De um modo geral, o que vemos no mercado é que os operadores cada vez mais têm um fator importante dentro das industrias. Cada vez mais as empresas focam no seu “core business”, como deve ser, e buscam parceiros logísticos capazes de perceber oportunidades de ganhos que eles próprios ainda não descobriram, através de terceirizações ou quarteirizações, visando redução de custos.

Christiano Wide